top of page

"ESTIGMA!"


As vezes acontecem algumas coisas que são realmente estranha e que não fazem o menor sentido para mim. Gosto de uma música chamada Relicário do talentoso Nando Reis e hoje não tenho concordado com uma passagem da letra que diz:


O mundo está ao contrário e ninguém reparou O que está acontecendo?


É bem verdade que o mundo está ao contrário e já faz algum tempo que eu percebo essa forma contrária do mundo onde o certo é errado e o contrário também é uma verdade. Sempre em minha vida fui de usar vários artifícios para acompanhar o ritmo de consumo e de costumes ditados por essa sociedade capitalista que vive se anestesiando e acredita nas suas próprias mentiras e numas destas eu conheci as drogas. Não vou entrar em detalhes do que aconteceu no meu uso de substancias psicoativas esse não é o meu objetivo aqui. Meu objetivo aqui é o de chamar a atenção para o estigma que existe com as pessoas que estão em recuperação e que encontraram uma nova maneira de viver sem as drogas, sem as mentiras, sem as invenções, sem as anestesias sem as trapaças... Na minha caminhada de recuperação encontrei um lugar chamado TERRA DA SOBRIEDADE, lugar esse que me acolheu e que me deu todas as ferramentas necessárias para que o tratamento introjetasse dentro de mim. Na TERRA DA SOBRIEDADE tive a oportunidade de reencontrar e conhecer vários valores que estavam perdidos dentro de mim entre eles vou citar aqui o valor da HONESTIDADE. A honestidade é um grande problema para mim que sou um adicto pois usei a mentira por muitos anos para manipular ou para me safar de situações embaraçosas, a MENTIRA sempre foi uma constante na minha vida, a adicção é uma doença que causa entre outras coisas dependência psicológica, compulsão, obsessão e por ai vai... A base da programação que tenho vivido na minha recuperação é a honestidade, sem ela eu jamais estaria limpo. Bom, agora é que entra o porque estou falando sobre a honestidade, o fato é que minha carteira de motorista venceu e eu fui fazer a renovação paguei as taxas e me dirigi no dia 17 de agosto de 2016 a Clínica credenciada pelo DETRAN - Clidet – Clínica Médica e Psicológica na rua Angola 286 no Bairro São Paulo. Fui chamado para entrar em uma sala para fazer o teste psicológico e após a aprovação desta etapa a psicóloga que me atendeu a qual me esqueci o nome começou a me fazer algumas perguntas. Você já bebeu? Já fumou? Já usou drogas? Todas as perguntas tiveram um sim como resposta até porque eu em nenhum momento pensei em mentir ou omitir qualquer informação e sempre lembrando que nessa minha nova maneira de viver me requer ser honesto. Depois surgiu a pergunta sobre o meu estado civil, respondi que eu sou divorciado, e ela me perguntou se meu divórcio tinha relação com meu uso de drogas, eu respondi que de certa forma sim e que foi uma escolha da minha ex mulher e que na verdade eu sempre acreditei que a separação foi um ato de amor dela para tentar me dar uma chance de enxergar a minha situação. Ela me perguntou se eu havia passado por alguma internação, eu respondi que sim, que havia passado pela Terra da Sobriedade (lugar de verdade) comentei com ela sobre o formato do tratamento que a Terra oferece e de como fui ajudado e o tamanho da gratidão que tenho por essas pessoas, comentei também sobre as reuniões que frequento, falei da terapia individual que faço todas as quartas feiras na instituição, comentei que frequento a Irmandade de Narcóticos Anônimos e que hoje me sinto realmente em recuperação. Disse a ela que apesar de saber que para um adicto o que vale é o dia de hoje eu estava muito feliz em estar a 2 anos 7 meses e 25 dias limpo de qualquer substancia psicoativa incluindo o tabaco e o Álcool que também é droga. Apesar do sofrimento da minha adicção ativa e de tudo que ela desencadeou na minha vida disse a ela que estar em recuperação fazia todo o sentido para mim.

Ela disse: - como você é um ex-dependente químico (meu Deus, não existe ex dependente químico minha senhora) e pelo seu histórico de vida, sua carteira será renovada apenas por 2 anos e não mais por cinco. Na hora que ela me disse isto me senti estigmatizado, senti que o que me derrubou foi exatamente aquilo que eu tenho de mais valioso: a minha honestidade!

Eu disse a ela: - minha senhora acredita mesmo que em dois anos eu possa ter novamente problemas com drogas? Não poderia ser hoje quando eu sair daqui?

“EU NÃO QUERO MAIS MENTIR USAR ESPINHOS QUE SÓ CAUSAM DOR!!!”

A mentira não faz mais parte da minha vida. Prefiro viver minha honestidade na integra e sem moderação, porque se falar a verdade é um problema para a maioria das pessoas para mim ,hoje, não é mais.



Postagem Fixa
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Postagem Recente
Arquivo
Procure por nome
Nenhum tag.
bottom of page